Vinícola Guaspari, em Espirito Santo do Pinhal

No final do ano visitamos a Vinícola Guaspari, na cidade de Espirito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, e confesso que fiquei extremamente surpresa com a qualidade dos vinhos e com a estrutura do empreendimento…

Quem me acompanha, sabe o quanto gostamos de visitar vinícolas em nossas viagens ( algumas que já fomos: Chile, Uruguay, Africa do Sul, aqui tbmItalia) e conhecer aqui, no Brasil, grandes produtores de vinho com rótulos premiados e com qualidade excepcional foi uma alegria imensa.

Para quem ficou curioso, entrei no site e transcrevi um trechinho da historia dessa Vinícola que conquistou meu paladar…

“A Vinícola Guaspari traduz a paixão e o espírito empreendedor de uma família que se dedicou a transformar uma antiga fazenda de café em uma bela e instigante vinícola. Em 2006, foram plantadas as primeiras videiras. Eram mudas de diversas variedades francesas, escolhidas em virtude das características do terroir da região. Dois anos após o primeiro plantio, a vinícola foi construída. O primeiro vinho foi produzido em 2008, de maneira artesanal. Foram apenas 30 garrafas, que reforçaram o potencial do projeto. Gradualmente a área de plantio foi ampliada, chegando hoje a 50 hectares de vinhedos próprios a partir dos quais todo o vinho é produzido.  Uma das grandes inovações do projeto da Guaspari é a transferência da safra para o inverno, quando o clima — amplitude térmica, insolação e ausência de chuvas — é o ideal, semelhante ao das grandes regiões vinícolas do mundo. A colheita no inverno é possível devido ao manejo de dupla poda: ao invés de uma só poda, são feitas uma poda de formação (imediatamente após a colheita) e, depois, uma poda de produção. A época da colheita, que ocorre nos meses de julho e agosto, é a mais alegre e intensa do ano, marcando o começo de um novo ciclo na vinícola e o nascimento de uma nova safra.  Os diferentes terroirs que compõem o vinhedo são divididos em parcelas, que são colhidas e vinificadas separadamente. Apenas os melhores cachos são selecionados e colhidos manualmente. As uvas são então transportadas cuidadosamente para que cheguem em perfeito estado à vinícola. Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de profissionais que foram capacitados por técnicos experientes vindos de Portugal, dos Estados Unidos e do Chile. Uma combinação da experiência internacional com os talentos locais, e da mais alta tecnologia com o cuidado artesanal. Na vinícola Guaspari trabalhamos com barricas de carvalho francês (Taransaud, François Frére e Ermitage) – parte delas adotadas no Brasil pela primeira vez –, tanque de concreto oval, linha de produção e engarrafamento italianos e laboratório próprio para controle de qualidade. O trabalho da Guaspari reflete o respeito ao terroir, a constante busca pela excelência e o compromisso com o desenvolvimento da região”.

Os vinhos Guaspari são encontrados no site e também no Hotel Copacabana Palace, Fasano e Empório Santa Luzia, entre outros…só por aí, já dá pra ter uma ideia do que eu estou falando, né?

Conquistaram paladares bem mais entendidos e exigentes do que o meu…. 😉

Para mais informações, acesse aqui.

Bacione,

Paty.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s