Cayo Guillermo, a ilha que escolhemos pra conhecer em Cuba

Quando escolhemos Cuba, como nosso destino de férias, tinha certeza que queria conhecer alguma praia paradisíaca, mas ainda não tinha definido qual seria. Mas, nas primeiras pesquisas me apaixonei por Cayo Guillermo, pois lá fica o paraíso chamado Playa Pilar.

O que é essa cor?! 

Essa parte escura são algas. Lindo esse contraste, ne?

Há muitas opções de praias e ilhas – que são chamados Cayos – em Cuba. Muitas são maravilhosas como Cayo Largo, Cayo Santa Maria e Cayo Coco – que fica no caminho de Cayo Guillermo (mas só Cayo Guillermo tem a Playa Pilar). Varadero, é o destino mais famoso, que é o combo que muitas agencias vendem juntamente com a capital, Havana.

Nós tínhamos 2 semanas, então decidimos ficar 5 dias em Havana e o restante na praia. Porém, Cayo Guillermo fica a 530 KM de Havana. Tinhamos a opção de ir de avião, de ônibus, alugar carro ou fechar um táxi. Apesar de bem complicado, quase impossível, alugar um carro (falarei disso no post de Havana), optamos por essa opção. Já que teríamos liberdade para ir e vir. Porem, as estradas são bem precárias, algumas não tem sinalização nenhuma e não dá pra contar com o Google Maps/Waze ou qualquer tipo de GPS, pois a internet em Cuba é restrita a poucos pontos, ou seja, na estrada só mapas off line.

Por isso, na ida fizemos uma parada em Cienfuegos e foi otimo, pois jantamos, dormimos e seguimos viagem no dia seguinte. Mas, já adianto a cidade não tem muito o que ver.

Cayo Guillermo é ligada a outra ilhota, Cayo Coco, por uma rodovia construída sobre o mar, o pedraplén, que liga os cayos à ilha principal de Cuba.  Uma coisa que você vai perceber logo que chegar é que não há uma cidade em Cayo Guillermo, não há cubanos vivendo ali.  Eles moram fora da área turística e chegam apenas para trabalhar. Isso faz com que a vida na ilha se resuma às atividades nas praias e nos resorts, por isso escolha bem aonde você vai se hospedar.

Depois de muito pesquisar, escolhemos o Grand Muthu Cayo Guillermo. No tripadvisor e no Booking aparecia em primeiro lugar, como o melhor resort da ilha. Alem de ser super novo, achei o resort lindo, com uma infraestrutura super bacana, fiquei muito animada! Mas, pensa em você chegar no quarto, depois de uma viagem longa e cansativa, descer para comer e acontecer uma coisa inadmissível!!! Juro!! Não posso falar mais detalhes aqui, mas foi a pior coisa que já passamos na vida.

Saímos dali e, fomos atras de outro resort, pois ali não ficaríamos nem mais um segundo, e lembrei que tinha ficado em duvida entre o Muthu e o Melia Cayo Guillermo, que estava em segundo lugar na lista dos sites especializados.  Não pensamos duas vezes e fomos pra lá.

Gente, o Melia Cayo Guillermo  tem uma estrutura razoável se comparada a outros hotéis da rede, o pessoal lá é bem solicito e cordial, mas restaurantes/bebidas deixam muito a desejar, mas não podemos nos esquecer que estamos falando de uma ilhota em Cuba, e mesmo um resort 5 estrelas não é como em qualquer outro lugar do mundo, ok? Cuba é Cuba. Quem já veio sabe do que estou falando. Certas coisas temos que abstrair e focar nas praias paradisíacas e na natureza que é sim, exuberante!! Um ponto super positivo é a praia em frente ao hotel que é simplesmente maravilhosa!! Agua cristalina, transparente, morna e dessa cor, que vocês estão vendo nas fotos, surreal!!

Muita gente me perguntou se me arrependi, se não era melhor ter escolhido outro destino no Caribe. E a resposta é NÃO! Não me arrependi de forma alguma!! Sempre quis conhecer Cuba e sabia perfeitamente do pais colorido e único, porem sabia também das limitações e dificuldades que encontraríamos. Amei conhecer a cultura e o país, e recomendo a todos!!!

Cayo Guillermo é lindíssimo e vale muito a pena a visita!!

Bom é isso!! Qualquer duvida, deixem comentários que responderei com a maior alegria.

Bacione,

Paty.

Ah, e se esse post foi útil pra você, deixa um comentário. Vou adorar!! 😉 

Anúncios

4 comentários em “Cayo Guillermo, a ilha que escolhemos pra conhecer em Cuba

  1. Boa tarde Paty,

    Comentei na sua foto no insta ontem. Estava planejando uma viagem em familia para Agosto. Vi as fotos dos Cayos em Cuba e fiquei alucinado por esse mar. Sou apaixonado pelo Caribe. Já fui a Punta Cana e duas vezes a Riveira Maya. Porém após pesquisar sobre os Resorts e a logística, fiquei com bastante receio de investir nesse destino. Tenho ótimas experiências com Resorts , e pelo o que li , por se tratar de Cuba o padrão é bem inferior. O Melia Cayo Guillermo foi justamente o que mais me interessei , mas realmente ele é tão inferior assim ? Quais seriam os pontos negativos ? O Pullman em Cayo Coco está um pouco mais bem falado, mas a praia acredito que seja inferior.

    Na questão logística, vale a pena realmente alugar um carro ? Eu estava avaliando a questão do voo.
    Vou com a minha filha de 2 anos e essa parte para mim é a pior. O deslocamento e a infra do pais.
    Questão hospitais e etc.
    Obs: Fiquei sabendo que os Cubanos são muito “ousados” com as mulheres, você passou por algum constrangimento ? Não quero ter que passar isso com a minha esposa também.

    Agradeço pela atenção e parabéns pela coragem.

    1. Ola Daniel!!! Tudo bem??
      Se comparado a outros destinos do Caribe, Cuba deixa muito a desejar no quesito infraestrutura. Existe diversas dificuldades e limitações que você não encontra em outros países do Caribe (como internet, locação de carros ou o simples uso do cartão de credito).
      Antes de fechar as nossas ferias, pesquisei bastante e sabia o que encontraria. Mas, sinceramente, se tivesse filhos pequenos, não seria minha escolha devido a essas e outras dificuldades/limitações relatadas acima.
      Com relação a alugar carro para ir aos Cayos, realmente não recomendo a viagem com criança. Melhor ir de avião mesmo. Pois, a estrada é ruim, a viagem é longa e cansativa, não tem postos com restaurantes/banheiros bons para uso. Definitivamente, não é uma boa ideia ir de carro com crianças.
      Como escolhemos visitar Cayo Guillermo devido as praias e principalmente por causa da Playa Pilar, não tínhamos muitas opções de hoteis ali e foi como eu escrevi no post..se comparado aos resorts da mesma rede em Punta Cana, Cancun, Los Cabos…voce fica muito decepcionado. Pois, a diferença é gritante.
      Mas, mesmo assim Cuba é um destino maravilhoso!! Que vale a pena ser visitado!!
      Quanto ao assedio dos Cubanos: nós mulheres sentimos os olhares “descarados”, assovios….mas, não passa disso!! Cuba é muito segura em todos os aspectos. Fui com meu marido e foi bem tranquilo.
      Se decidir ir mesmo, tem outros posts no blog e logo mais subo mais um de Havana.
      Boa viagem e aproveite muito!!! Depois manda um email contando da sua experiencia!!
      Abraços,
      Paty.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s