Siena e San Gimignano, duas jóias da Toscana

Gente, nesse post vou falar de 2 cidades que me surpreenderam positivamente: Siena e San Gimignano.

Siena é famosa pelo Palio de Siena, festa religiosa que é realizada desde o século 17 e reúne milhares de pessoas interessadas em acompanhar de perto o espetáculo na Piazza del Campo. Essa festa acontece 2 vezes ao ano:  dia 02 de julho (Palio di Provenzano) e dia 16 de agosto (Palio dell’Assunta). Os cavaleiros competem trajados com monturas e carregam bandeiras das suas paróquias. O cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, ganha o palio, um estandarte criado exclusivamente para o evento. Siena respira o Palio, como o Brasil respira o futebol.

img-20170227-wa0032img-20170227-wa0031

dsc_3400

paty-lanfranchi-toscana-siena-16

Outra surpresa de Siena foi o Duomo. Principal catedral da cidade, na cores preto e branco, e com seu pavimento simplesmente maravilhoso.

O piso da catedral de Siena é um dos maiores e melhores exemplos de trabalho no mármore, um projeto decorativo que durou seis séculos (de XIV ao século XIX). Composto por mais de sessenta cenas, é geralmente coberta nas áreas mais frequentadas, e é descoberto uma vez por ano, cerca de dois meses (entre o final de Agosto e final de outubro). Nem acreditei que estávamos lá no ultimo dia que o piso estava exposto!!!

Os desenhos foram desenhados por artistas importantes quase todos de “Siena”, incluindo Sassetta, Domenico di Bartolo, Matteo di Giovanni, Domenico Beccafumi.

paty-lanfranchi-toscana-siena-16

dsc_3413

As visitas com informações do piso podem ser feitas com as guias de áudio e vídeo multimídia que permitem a escuta ao texto-guia e a visão dos detalhes ou através de passeios com guias.

Nós jantamos no Il Biondo Restaurant, bem famosinho e sofisticado. Mas, sinceramente, não gostamos. Achamos o serviço péssimo, o maitre mal educado e a comida também não foi nada de mais. Por isso, eu não recomendo. Nem tiramos foto!! kkk.

Nos hospedamos no Hotel Degli Ulivi, não é muito central, mas como estávamos de carro, foi ótimo!! O quarto é excelente e o café também.

Pra quem ama tartufo, trufas negras e brancas, não pode deixar de conhecer a Bottega Tartufo. Nós trouxemos uma mochila de “crema”, “salsa”, “tartufo estivo”, “tartufritti” (tipo uma batatinha lays mas com trufa…huuuummm!! Essa nem chegou no Brasil), alem de sal com trufas, azeite trufado…Os loucos da trufa!! Gente, vale muito a pena! Pq se voce guardar direitinho, dura muito!!!

Uma dica pra quem ama moda e acessórios é a loja Cortecci, em Siena. A loja reúne as melhores marcas italianas, além de Balenciaga, Stella McCartney entre outras. Eu que não sou boba nem nada, trouxe acessórios novos pra casa. 😉

San Gimignano

dsc_3447

San Gimignano é en-can-ta-do-ra!! Uma das cidades mais lindas da Toscana, com paisagens deslumbrante, deixa qualquer viajante encantando com sua arquitetura e hospitalidade.

Localizada no alto de uma colina, a cidade fica a 62 km de Florença e foi declarada como patrimônio mundial da UNESCO. É bem pequena: tem uma população de pouco mais de 7.000 habitantes.

Foi uma das cidades mais prósperas da região, entre os séculos 12 e 13, pois ficava justamente entre o norte e o sul da Itália. Mas entrou em declínio após a epidemia de Peste Negra, que dizimou a Europa no século 14. Enfraquecida, acabou se rendendo ao domínio de Florença.

San Gimignano está cercada por uma muralha e, em suas ruas, circulam apenas pedestres. Veículos como carros e ônibus ficam do lado de fora. Mas isso não é problema, pois a cidade é muito pequena e é um prazer andar por suas ruas e ruelas.

Outra atração da cidade é a Gelateria Dondoli, que eu falei aqui. 

dsc_3440

Como disse nos posts anteriores, Siena foi uma das cidades que escolhemos como base. Achamos melhor ficar mais dias hospedados em Siena e ir e voltar para as cidades como San Gimignano que são praticamente vizinhas (vocês podem ver que a roupa que estávamos em San Gimignano é a mesma de Siena, pois as vezes passávamos a manha em uma cidade e depois em 20 min estávamos na outra pra almoçar). Esse é um dos motivos que recomendo alugar um carro.

paty-lanfranchi-san-gimignano-toscana-iatlai

Duvidas, sugestões ou perguntas….só deixar um comentário ou mandar um email para meninadosbotoes@gmail.com . Vou amar receber!!!

Espero que estejam curtindo!!!

Bacione,

Paty.

As fotos boas foram com a maquina e celular do Fi, as ruins foram com o meu celular.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s