Civita di Bagnoregio e Orvieto – Dicas da Toscana (Parte 1)

paty-lanfranchi-toscana-16-1

Como disse aqui, saímos de Roma e partimos para as cidadezinhas da região da Toscana. Uma viagem emoldurada por paisagens de tirar o folego, vinhos estrelados e pratos de comer rezando. Juro!!! Sem mentira nenhuma!

Primeira parada foi a cidadezinha de Montefiascone, foi só pra dormir mesmo. Na verdade essa cidade não estava no roteiro. Mas, como ficamos mais que o previsto em Roma, acabamos tendo que parar e escolhemos Montefiascone. Ficamos no Hotel la Commenda e comemos uma das melhores pizzas de toda a viagem (pena que não lembramos da foto!). O  lugar é simples, mas super acolhedor. O restaurante faz parte do hotel La Commenda. Quem tiver passando, vale muito a parada!

Civita di Bagnoregio

Logo pela manha, partimos para Civita di Bagnoregio, também conhecida como “la città che muore” (traduzindo: a cidade que morre), esse pequeno burgo fica no alto de um morro, que está sendo corroído pela erosão. Para chegar até lá, é preciso atravessar uma ponte estreita e super inclinada, por onde só passam pedestres, bicicletas ou motos. Quando vi achei que não fosse dar conta – a sedentária!rs – mas, a vontade de chegar e andar por cada ruela, foi maior que a preguiça!!

Dizem que apenas dez famílias tem residencia fixa em Civita di Bagnoregio. Uma das cidadezinhas mais interessantes e pitorescas da região do Lazio. Esse titulo de cidade que morre se deve aos inúmeros terremotos e erosões que houveram. Atualmente tem sido feito projetos de preservação para conter o avanço das erosões que a ameaçam o burgo.

paty-lanfranchi-toscana-16-2paty-lanfranchi-toscana-16-3paty-lanfranchi-toscana-16-4paty-lanfranchi-toscana-16-6paty-lanfranchi-toscana-16-20paty-lanfranchi-toscana-16-8 dsc05815

Como é um “paese” bem pequeno, com poucas ruas, chegamos antes das 8h da manha e ficamos ate umas 11/12h, que foi mais que o suficiente. Aconselho ir bem cedinho, pois a cidadezinha esta sendo descoberta pelos turistas italianos, e como é relativamente perto de Roma (2 horas), muita gente faz bate e volta.

Para ter acesso a Civita é cobrado € 1,50 para subir à ponte. O valor é destinado aos fundos de preservação da citadela.

Orvieto

Seguimos viagem para Orvieto, na região de Umbria. Fica 20 minutos de carro de Civita di Bagnoregio.

paty-lanfranchi-toscana-16-9

O “must see” de Orvieto, sem duvida, é o Duomo, que tem a fachada dourada. A catedral levou quase 3 séculos pra ficar pronta. Rica em detalhes, cores e o mosaico tornam o Duomo de Orvieto um dos mais lindos da Itália (sou suspeita, pra mim o mais lindo é o de Milão). Em seu interior , umas das obras mais importantes é o afresco do Juizo final, que dizem ter inspirado Michelangelo quando realizou a Capela Sistina.

dsc05849dsc_3303dsc_3289paty-lanfranchi-toscana-16-11 img-20161024-wa0010

Onde Comer?

Nossa sugestão é o Restaurante Giglio D’oro . Um dos melhores restaurantes que fomos na viagem. Ele está no Guia Michelin e faz jus a fama.

A culinária é de altíssima qualidade e sabor. O Restaurante fica na praça do Duomo e apesar da parte interna do restaurante ser muito bacana, optamos pelo terraço pois nada como comer uma comida maravilhosa apreciando uma das catedrais mais bonitas da Europa, certo?

paty-lanfranchi-toscana-16-10Paty-lanfranchi-toscana-16-15 img-20161024-wa0015

Nossa entrada foi um ovo com trufas negras. Suuuper gourmet! 😉 e Prato principal, pedimos um spaghetti com lascas de trufas negras…Overdose de trufas!!! 😉

Depois fizemos um giro a pé pra conhecer a Torre dos Mouros, o Pozzo di San Patrizio e um sorvete pra fechar o passeio.

Espero que estejam curtindo os posts. Qualquer duvida, sugestão ou crItica, só deixar recadinho aqui embaixo ou mandar email para meninadosbotoes@gmail.com Vou adorar ajudar e saber que estão acompanhado nossa viagem! 😉

No próximo post vou falar de Montepulciano e Montealcino.

Bacione,

Paty.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s