Intolerancia a lactose x Chocólatra assumida

intolerancia-paty-lanfranchi

Gente, resolvi dividir com vocês o meu problema de intolerância a lactose e síndrome do intestino irritável, pois acredito que tudo isso que vou contar pode ajudar outras pessoas a buscar tratamento e a ter qualidade de vida. Ser saudável e se sentir bem não tem preço! Vou contar desde o inicio pra vocês entenderem tudinho…

Há um pouco mais de cinco anos meu pai faleceu, foi beeem difícil pra mim – meu pai era meu tudo – e logo que ele se foi, fiquei tão mal que queria sair de Taubaté, depois de 2 semanas comecei a trabalhar num atelier em São Paulo. O ritmo de trabalho era frenético. Por um lado foi ótimo, pois não tinha tempo pra ficar triste. Mal tinha tempo pra mim, quanto mais ir ao banheiro. Eu sempre tive o intestino preso, mas como não tinha hora para comer, hora pra dormir, e claro não tinha hora para ir ao banheiro…com isso ele começou a ficar cada vez mais preso. Chegou uma época que fiquei 2 semanas sem ir ao banheiro. Isso mesmo! Fiquei 15 dias sem fazer o numero 2!! Tive que recorrer ao laxante. Fiquei mal, a barriga ficava grande, não conseguia colocar um jeans. Nada ficava bom.

Eu que sempre gostei de frutas, verduras, legumes.Passei a só comer em restaurante, comida rápida, muito chocolate ( o doce me dava aquela sensação de prazer, de felicidade imediata. Eu pensava que eu podia me dar aquela recompensa). Mal sabia que tudo isso iria desencadear um baita problemão!!!

Quando voltava pra casa no final de semana ficava mal, tinha piriris homéricos, cólicas de arrepiar (dava aquele nó na barriga, sabe?), nem podia sair de casa. Chegava a ir ao banheiro 10, 12 vezes no dia. Ficava fraca, ate emagrecia.

Com o passar das semanas, as cólicas e os piriris começaram a ficar frequentes. Não podia comer algumas coisas que era batata!!! Tinha que correr para o banheiro. Ficava com medo de sair e me dar aquela vontade, pois não conseguia segurar.

Como conhecia uma menina que era celíaca, pensei que tivesse desenvolvido essa doença. Fui procurar ajuda medica para descobrir qual era o meu problema.

Figura4Sintomas-paty-lanfranchi

Fui em vários médicos (na época, não conhecia meu marido ainda), fiz vários exames, passei por muita restrição alimentar (primeiro fiquei 2 meses sem glúten, depois sem lactose, depois sem glúten e lactose) e mesmo assim cada um falava que eu tinha um problema. Foi difícil o diagnostico. Quase 1 ano sem saber ao certo qual era o meu real problema. Com isso, fiquei sem tratamento. Na verdade, usei o meu feeling, por exemplo: sabia que requeijão não me fazia bem, parei de comer.

enfim-casada-lactose2

…Mas, o chocolate nunca consegui cortar definitivo. Passava semanas, ate meses sem comer. Mas, quando voltava comia barras e mais barras, feito uma louca. Imagino que é igual a droga. Chocolate é a minha droga. As vezes estou deitada na cama e penso no chocolate. Não consigo dormir, acredita? Ai desço, como e volto feliz, escovo os dentes e durmo rapidinho. Olha isso, meu Deus?? É muito vicio!!! Ate por que sei que faz mal pra mim… NÃO POSSO!!! Mas, cadê a força de vontade, Patricia? Cadê??

chocolatra-paty-lanfranchi

O tempo foi passando, as vezes melhorava, as vezes ficava mal, muito mal… Teve vezes que desmaiei na rua, batia a cabeça, machuquei o quadril. Minha mãe ficava muito preocupada, eu também..Claro! Ate que conheci o Fi, começamos a namorar, ele me ajudou muito com varias dicas de alimentação (fez uma listinha com o que eu podia e o que devia evitar). Foi ótimo!! Mas, ele dizia que eu devia procurar uma nutricionista que pudesse fazer uma dieta balanceada com suplementos específicos para o meu problema.

Fui na Carol Alves, minha super amiga de anos, ela acertou em cheio… Tanto a dieta quanto os suplementos. Em 1 mês já estava regulada. Minha barriga não doía mais, não tinha mais piriri, nem aquela distensão abdominal horrível (magra com a barriga grande… Affe! Me sentia gorda e as pessoas me achavam louca. Mas, era tudo culpa do leite).

lactose-image_01

Claro que não é fácil! Tenho descendência italiana, então vocês imaginam como é o cardápio em casa. Queijo -muito queijo- e pão, sempre! Por isso, tenho umas regrinhas que me acompanham e consigo ir dando umas “driblada” na dieta (queijo e chocolate são meus pecados. Por isso, de vez em quando eu como). Mas, tem alguns alimentos que não abro mão. Todo dia é dia. São eles:

Açúcar só o demerara, sal marinho, pão e arroz só integral. Evito a farinha branca. Iogurte, coalhada e requeijão jamais. Molho branco de jeito algum. Leite nem pensar! Frutas, verduras e legumes todo dia. Muita água. Ah, a mastigação é super importante!!

nocarbs-paty-lanfranchi

Exercícios físicos também ajudam na digestão. Disciplina e força de vontade também. 😉

Mas, nada disso seria possível sem a ajuda de 2 pessoas: meu amor e da Carol (nutri querida).

Para mais informações sobre dietas e suplementação:

Carolina Alves – Tel: 12 3432-7077. Ela tem um insta cheio de dicas e receitas ótimas. Vale a pena seguir a Nutri: @carolinalves_nutri

E ai, gostaram do post revelador? kkk.

Bacione,

Paty.

Anúncios

2 comentários em “Intolerancia a lactose x Chocólatra assumida

  1. Oi, tudo bem? Encontrei seu blog em uma pesquisa no google, sobre síndrome do intestino irritável. Fui diagnosticada recentemente, mas minha alimentação ainda é mega restrita, sem nada de gluten e lactose, já a 6 meses. Queria saber se vc ainda passa mal, ou se somente essas mudanças já fizeram a diferença. Obrigada, bj!

    1. Oi Natalia!!
      Que legal que achou o blog! 😉
      Entao, se sigo a dieta de restrição direitinho, não passo mal. Mas, o problema que é bem difícil abrir mão de tudo que a gente gosta. Por isso, vira e mexe passo mal…rs.
      Espero que voce melhore logo!!!
      Bjs,
      Paty.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s