Dicas de Santiago- onde comer, badalar e visitar

DSC00680

Primeiro peço desculpas por ter demorado taaanto para escrever esse post. Mas, como viajei no final do ano, depois vieram as festas, ferias…acabei escrevendo sobre outros assuntos e as Dicas do Chile ficaram esquecidas. Mas, como combinado não é caro e eu cumpro minhas promessas…Eis aqui um resumão de Santiago.

A capital do Chile conquistou meu coração e meu estomago…kkkk. Já escrevi alguns posts sobre os meus restaurantes preferidos: aqui, aqui  e aqui. Lugares que fui e super indico. Mas, acabei não falando de 2, que estão entre os top five..rs.

O Giratorio é suuuper famoso, quando você procura restaurantes em Santiago é um dos primeiros que aparece no Google. O nome Giratório é porque enquanto você esta comendo o restaurante vai girando (ui!). Conversei com algumas meninas que ficaram enjoadas com o movimento do prédio, eu não fiquei, mas a sensação é estranha. A comida é boa, mas nada suuuper especial. Eu pedi: costeletas de carneiro com risoto de alho poro e depois uma mousse de chocolate. O que mais valeu a pena foi a vista. Dá pra ver a cidade inteira. Faça reservas, pois é bem concorrido.

foto 45foto-paty-instagramDSC01040foto 15foto 25

Outro restaurante que fomos no primeiro e no ultimo dia e adoramos foi o Bks Experience, no Patio Bellavista, é um restaurante com musica ao vivo, super descolado (na minha opinião é o melhor do Patio Bellavista) e o mais importante: tem uma comida SEN-SA-CI-O-NAL. No primeiro dia que fomos pedi um salmão com camarões (foto abaixo) e o Fi pediu carneiro com nhoque gratinado (só de lembrar me dá água na boca), da outra vez que fomos pedi o famoso nhoque e o Fi pediu o ravióli com trufas negras. Simplesmente delicioso!! Não foi preciso fazer reservas, é grande e sempre tem uma mesinha. 

foto 22foto 52foto 11foto 54

Em geral os restaurantes da capital chilena não são baratos – muitos deles têm preços equivalentes aos de São Paulo, mas com a diferença de que em Santiago você provavelmente comerá os melhores pescados e frutos do mar. Vale esquecer o fator preço e gastar um pouquinho mais.

Mini roteiro na capital do Chile, principais lugares, onde voce não pode deixar de ir:

foto 53Comece o dia com uma caminhada a partir da Plaza de Armas, uma das principais praças da cidade. Ali é considerado o centro histórico da capital chilena.

DSC00573

Observe os edifícios ao redor da praça, em especial os Correios e a Catedral de Santiago. Veja as placas de metal no chão da praça que mostram um pouco de como era Santiago no início.

foto 1

Siga até o prédio do antigo Congresso Nacional.

Depois vá até o Palacio de La Moneda, que é atualmente a sede da Presidência da República do Chile. O edifício foi projetado originalmente para abrigar a Casa da Moeda, quando o Chile era uma colônia espanhola. Em 1845 foi convertido em sede do Governo Chileno e residência oficial de seus presidentes.

Para quem gosta de espetáculo cívicos, vale conferir a troca da guarda do palácio, que se realiza a cada dois dias, no horário de 10h às 10h45.

A Paseo Ahumada é a principal rua de comércio popular do centro de Santiago. Há diversas lojas de departamento (Paris, Ripley, Falabella), restaurantes, cafeterias e casas de câmbio. Não deixe de entrar em um dos famosos café con piernas. Nesses cafes as garconetes usam vestidos curtos (nada que não estamos acostumados a ver todos os dias no Brasil). Há vários cafés com piernas no centro da cidade, como a rede Haiti, uma das mais tradicionais.

Visite o Cerro Santa Lucía e o Cerro San Cristobal. Do alto da montanha é possível ver a Cordilheira e a arquitetura da cidade. Vá preparado para encarar os quase 300 degraus para chegar lá no alto! O Cerro San Cristóbal integra o Parque Metropolitano de Santiago, considerado o maior parque urbano chileno. Além da grande área verde, lá funciona o Zoológico Nacional do Chile e existem piscinas públicas.

Perto do Cerro Santa Lucia tem uma feirinha (se eu não me engano, chama Feira de Artesanatos Santa Lucia) ótima para comprar artesanatos, pratas e outras coisinhas mais.

Vale a pena conhecer o Mercado Central (foto abaixo) e se deliciar com uma centolla (carangueijo gigante), que é um dos pratos típicos da culinária chilena. DSC00664

Se gosta de moda não deixe de conhecer  a Calle Alonso Cordova, é a Oscar Freire chilena, todas as grandes grifes internacionais estão ali: Louis Vuitton, Longchamp, BCBG, Hermes, Salvatore Ferragamo, entre outras. Por falar em compras, fomos nos 2 maiores Shoppins de Santiago o Costanera Center  (mais novo e moderno) e o Parque Arauco (tradicional e com uma praça de alimentação externa incrivel). Vale a visita!!

foto 24

Os melhores bairros para visitar são: Las Condes, Providencia, Bellavista, Vitacura, sem esquecer do Centro Histórico.

A Calle Paris-Londres (foto abaixo) é linda e vale o passeio. Parece mesmo que estamos caminhando nas ruas das capitais europeias…

DSC01023DSC01025foto 55

Outro lugar que recomendo super é o Parque das Esculturas (fotos abaixo)… Eu adorei!!!DSC00633DSC00654DSC00648foto 43

O clima de Santiago é bem seco – beba muita água, e não esqueça do protetor solar para o corpo e para os lábios.

Transporte- Compre o cartão “BIP!” em qualquer estação de metrô. custa cerca de 1.400 pesos chilenos (R$ 5,40), com recarga mínima de 800 pesos chilenos (R$ 3,20). Funciona no metrô e nos ônibus. Em sistema de “Bilhete Único” – você paga 1 tarifa e pode pegar até 3 ônibus ou metrô + 2 ônibus no período de 2 horas. Cartão “BIP!”, validadores no ônibus e no metrô, máquina para recarga automática (que também pode ser feita na bilheteria do metrô). Os taxis também são uma ótima alternativa, pois tem um preço bem acessível.

Uma das coisas que mais amei no Chile foi a educação e o patriotismo do povo chileno. Voce sabia que os bombeiros do chile são voluntários??? Cidadãos normais, como eu ou você (motoristas, médicos, advogados, frentistas) que se disponibilizam a “doar” seu tempo para ajudar o município. Essas pessoas compram as roupas, mangueiras e tudo que é necessário para trabalhar. Alem de ser um trabalho voluntario (não ganham NADA por isso), é uma função super concorrida. Um pais tão pequeno e que tem muito a nos ensinar… 

Também fomos para Viña del Mar (foto abaixo) e Valparaíso...post aqui com um mini roteiro das 2 cidades. Oceano pacifico é muiiiito gelado!!! 😉

DSC00982

DSC00899

Também fomos na Vinícola Concha y Toro (foto abaixo), conto tudo aqui.

DSC00705Espero que tenham gostado do meu super roteirão. 😉 Qualquer coisa que precisarem, duvidas, criticas…comentem ou mandem email. Vou adorar!!

Até a próxima!!

Bacione,

Paty.

Fotos: Paty Lanfranchi e Filipe Alborghetti.

Anúncios

4 comentários em “Dicas de Santiago- onde comer, badalar e visitar

  1. oi Paty achei seu blog pesquisando sobre santiago. Irei no dia 10/11 vc acha que já posso usar roupas leves como vc usou? bjo Sim, Adorei o blog 🙂

    1. Oi Lucinha!!
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog.
      Entao, fomos no final de Novembro, mais precisamente por volta do dia 29/11. E na parte da manha a temperatura era mais geladinha e conforme ia chegando perto do meio dia esquentava. A noite esfriava novamente.Aconselho levar uma jaquetinha/cardigans, pashiminas quebram bem o galho e não faz volume na mala…. 😉
      Depois me conta como foi a sua viagem!!
      Aproveite!!
      Bacione,
      Paty.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s