“Bergamo o canto mais lindo da Italia”

paty-lanfranchi-bergamo-alta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje vou falar de duas paixões, a primeira viajar, a segunda a Itália. Ah, como eu A-M-O a Itália!!! É taaanto amor, que me sinto feliz só de escrever e relembrar minhas viagens ao País do nono.

Bergamo, é a região da minha família, conheço cada pedacinho daquela cidade e por isso posso dizer que vale muito a pena. Não sei dizer quantas vezes já fui pra lá, só sei que é impossível ir à Milão sem dar uma passada por lá. Não esqueça disso quando estiver em Milão, você não vai se arrepender! 😉

bergamo-brescia-paty-lanfranchi

Vamos lá… Bergamo fica ao norte da Itália, comune da Lombardia, 30 minutos de carro e 1 horinha de trem de Milano. Bergamo tem cerca de 120 mil habitantes. A cidade se divide em 2 partes: Bergamo Bassa, cidade moderna e urbanizada,  e Bergamo Alta, também chamada de Città Alta. E aí onde meu coração bate mais forte. Citta Alta é charmosa, chic e medieval. As ruas de pedra, a gastronomia, a arquitetura fazem desta cidade o meu paraíso particular.

bergamo-paty-lanfranchi

Bergamo Città Alta faz parte das 5 cidades na Itália em que o centro histórico ainda é totalmente circundado pelos muros medievais originais. As outras cidades são Lucca, Pádua, Grosseto, Ferrara.

foto3

Os principais atrativos da cidade são na Piazza Vecchia, no coração da Citta Alta,  palco de construções de cair o queixo como o Palácio da Biblioteca, o Duomo, o Palazzo della Ragione, Basílica de Santa Maria Maggiore e a vizinha Cappella Colleoni (e seu batistério), o Palazzo del Podestà com o sua torre (o Campanone). O Teatro Donizetti oferece óperas e apresentações musicais. Não deixe de se perder pelas ruas de pedra… olhe cada detalhe…e guarde isso nas suas melhores lembranças.

Outro lugar que adoro são as fornerias que vendem pizza ou focaccia em pedaços, lá é fácil de encontrar, sempre escolho a vitrine que mais chama minha atenção. Mas, se você for almoçar ou jantar não deixe de pedir a polenta bergamasca (água na boca só de lembrar!), as massas frescas e o tradicional casoncelli alla bergamasca  (de comer rezando!). Já levei várias amigas pra comer e todas amaram! (Impossível não lembrar do Sr Lino!).

Pra quem interessou pela 3ª opção mas não uniu o “nome a pessoa”…o casoncelli é parecido com ravióli, recheado com carne moída, migalhas de pão, biscoito e queijo, servido em um molho de manteiga de avelã, sálvia e pedaços de bacon; e pizzoccheri, uma massa de trigo sarraceno, misturada com couves, queijo fontina derretido, parmesão, sálvia e batatas. Huuuuuummmm!!!!

Se você tiver a noite em Citta Alta programação não vai faltar, pois existe muitos pubs cheios de gente bonita e super estilosa. A cidade tem muitos universitários que gostam do agito.

Para você ir até Bergamo Città Alta: Se estiver em Milão, a melhor maneira de chegar até Bergamo é indo de trem (saindo da Estação Central) ou com o ônibus que faz toda a rodovia A4, chama AUTOSTRADALE, você pode pegar esse ônibus na praça em frente ao Castello Sforzesco  (Piazza Cairoli). Nos dois casos, você vai chegar na Estação Ferroviária de Bergamo, na cidade baixa. Para subir até a Città Alta, um charme é pegar a Funicolare (é como um bondinho), e lá em cima as principais vias são feitas a pé, não pode passar carro.

Não é dificil encontrar bons restaurantes em Bergamo, mas selecionei alguns pra vocês:

->Vineria Cozzi – Via Bartolomeo Colleoni, 22, Bergamo, vineriacozzi.it

->Taverna Valtellinese–  via Tiraboschi, 57; 39-035-243-331; tavernavaltellinese.it

->Il Fornaio – Via Bartolomeo Colleoni 3, 24129 Bergamo, Itália

->Osteria della Birra – Piazza Mascheroni 1/c, Bergamo, Itália

->Pasticceria Cavour -Via Gombito 7, Bergamo, Itália

Concordo com o escritor Hermann Hesse quando disse que: “Bergamo é o canto mais belo da Itália”.

Se você se animou e quer saber mais coisa, manda email pra mim! 😉

Bacione a tutti!!

Paty.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s