Dica para eles: Terno x Costume

Vira e mexe recebo emails de amiga (o)s pedindo ajuda na hora de se vestir. Principalmente dos meninos -para minha surpresa- eles estão cada vez mais vaidosos e antenados! E como sou super legal..rsrs…resolvi fazer um post falando de: Ternos.

Primeiramente gostaria de esclarecer uma coisa! Escuto muita gente falando em terno. Mas, quando vou a lojas com o Fi e peço o dito o cujo, o vendedor me traz o paletó e a calça (???). Mas, cadê o colete??? Gente, terno é o conjunto com 3 peças (a própria palavra diz: terno = três). O paletó + a calça é chamado de costume e não de terno. (Uffa! Desabafei!rs).

Nem todas as ocasiões pedem o conjunto completo – com gravata e tudo. Mas em casamentos (principalmente o noivo) e formaturas, ele ainda é obrigatório e lindo!

Atualmente os ternos estão mais ajustados ao corpo. As calças mais afuniladas e o paletó mais próximo do corpo. Gosto bastante de ternos assim. Acho moderno e elegante. Pois, cai entre nós, tem gente que usa o paletó tão largo que parece que emagreceu 30 kilos..rs. Affe!

Se você vai investir em um terno bacana, com um corte impecável, escolha cores neutras, como: o preto, o cinza chumbo (grafite) ou o azul marinho.

Essas cores são perfeitas para o dia e para noite, emagrecem e deixam o visual elegante.

Um terno risca-de-giz também é um clássico indispensável em qualquer armário. Indicado também para quem está acima do peso, pois as listras alongam a silhueta.

Para compor: camisas claras em tons de azul, rosa e branco são as mais chiques. Se quiser inovar: ouse na cor da gravata!!

E lembre-se de combinar corretamente a cor do terno com a cor do sapato e da meia. Ternos claros (cuidado) pedem sapatos também claros, assim como os ternos escuros pedem sapatos escuros. E as meias devem ser da cor do sapato, porém, harmônicas com a cor da calça, pois, elas serão o elo entre a calça e o sapato.

Dicas de uso – costume no trabalho:

*O uso de costumes sempre causa boa impressão em uma entrevista, mas o funcionário deve verificar o dress code da empresa, para não se sentir formal demais e se adequar ao seu nível hierárquico.

*Preto é inadequado para entrevistas, por ser uma cor austera, rigida demais e passar uma imagem inacessível e opressora, mas o terno não deve ser muito claro, para não causar o efeito contrário.

*Para eventos diurnos, as cores claras são mais adequadas, já para eventos noturnos o preto e cores escuras são mais apropriados – em ambos os casos a lapela e o ajuste podem ser mais modernos.

Pontos fundamentais:

*Ombros tem que servir perfeitamente, pois se os ombros não estão no lugar certo, não existe ajuste que resolva (isso funciona para qualquer tipo de roupa).

*Os botões  ajudam a regular a sua altura – se for menor, use botões mais baixos pois o espaço da camisa aparecendo alongará o corpo, o contrário acontece se a sua estatura for muito grande.

*O paletó deve ser levemente acinturado, delineando as formas do corpo e fazendo com que a pessoa pareça confiante e confortável ao mesmo tempo.

*A altura do paletó geralmente acaba na linha do quadril, principalmente quando a pessoa for mais baixa, ou um pouco abaixo dessa linha, se for muito alto.

*Um dedo do punho da camisa precisa aparecer pela manga do paletó.

*A lapela deve ser proporcional ao tamanho de quem usa. Se for um homem grande e largo, a lapela não pode ser estreita.

*As pernas da calça não podem ser largas demais e a barra da calça deve ser feita de forma que as pernas tenham o caimento reto e cubram as meias e um pouco do sapato, sem volumes.

*A calça precisa se ajustar ao corpo sem a necessidade do uso de cintos.

*Ao provar, leve uma camisa e um sapato social e, se for o caso, a sua pasta de trabalho. Faça movimentos como andar, abraçar, levantar o braço e também coloque coisas no bolso para testar como a aquisição se comportará no seu dia-a-dia.

Acho que é isso, se esqueci de alguma coisa, comenta aqui!! 😉

Bacione,

Paty.

Anúncios

Um comentário em “Dica para eles: Terno x Costume

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s