Eee saudade que bate no meu coração!!

Só sabe o que é sentir saudade quem já sofreu por ela. Saudade aperta, dói, machuca, incomoda…. Mas, só sentimos saudade de alguém ou alguma coisa especial.  Saudade dos pais, da amiga que mora longe, do irmão que mal para em casa, do ente querido que se foi, das brincadeiras de infancia, das férias na praia…do tempo que passou e não volta mais…. São tantas coisas que sinto saudades e não é por que sou saudosista, não. Mas, por que já vivi tanta coisa boa, conheci tanta gente especial e unica… Por este motivo, decidi pesquisar sobre a saudade e escrever este post…

Saudade é muito mais do que uma palavra bonita. É um sentimento estranho, totalmente contraditório, horrível e gostoso ao mesmo tempo. Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, “saudade” descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo.

Segundo Mario Quintana: “Para sempre é muito tempo. O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”. (Amei esta definição!!!).

Em 30 de janeiro celebra-se o “Dia da Saudade”. Na gramática Saudade é substantivo abstrato, tão abstrato que só existe na língua portuguesa. Os outros idiomas têm dificuldade em traduzi-la ou atribuir um significado preciso: J’ai regret (francês),  Ich vermisse dish (alemão) e  Te extraño (castelhano). No idioma inglês encontramos várias tentativas: homesickness (equivalente a saudade de casa ou do país), longing e to miss (sentir falta de uma pessoa), e nostalgia (nostalgia do passado, da infância). Mas todas essas expressões estrangeiras não definem o que sentimos. São apenas tentativas de determinar esse sentimento que nós mesmos não sabemos exatamente o que é. Não é só um obstáculo ou uma incompatibilidade da linguagem, mas é principalmente uma característica cultural daqueles que falam a língua portuguesa.

Pra sentir saudade só sendo brasileiro mesmo! 😉

Bacione,

Paty.

Fonte: Aurélio, Wikipédia, Spectrum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s