Para os dias frios

A temperatura caiu novamente e com isso sentimos a necessidade de ficar mais quentinhas, sem deixar de lado o estilo!! E nada mais prático e bacana do que os acessórios de pescoço. Eles fazem a diferença, dão charme e personalidade ao look. Mas, muita gente ainda faz uma baita confusão com estes termos, acha que tudo é a mesma coisa… Por isso, fiz uma pesquisa e vou explicar resumidamente cada um. São eles: cachecol, echarpe, lenço, pashimina, xale e estola.

Cachecol: Consiste numa longa faixa, confeccionada em tecidos quentes, como a lã, ou artesanalmente com pontos de tricot ou crochê, com fios pesados de algodão, por isso faz muito volume, e em forma retangular. Usado no pescoço, de diferentes formas, ajudando na composição do visual de inverno e também, protegendo e mantendo aquecida essa frágil região (cabeça-pescoço).

Echarpe: Tecidos leves e nobres, como seda, crepe, cetim, voile entre outros, são basicamente a matéria prima das echarpes. Uma faixa de tecido comprido e estreito e sempre em forma retangular com fins de envolver o pescoço e o colo feminino. Tem conotação festiva, usado em ocasiões mais solenes.

Lenço: Os “Foulards” ou “Carrés de soie”, ou seja, lenços ou quadrado de sedaem francês. Costuma-se chamar de “lenço” qualquer pedaço de tecido em formato definido que serve para ser envolto ao corpo. Precisamente, um lenço tem sempre forma quadrada, com tamanho variável (pequeno, médio ou grande), confeccionado em uma gama de materiais, como algodão, cetim, ou seda.

Pashmina: Há uma confusão generalizada entre a pashmina e o cashmere. Apesar de aparentes semelhanças, existem importantes diferenças entre os dois. O cashmere possui uma textura mais grossa e áspera que a pashmina. Esta diferença se deve ao fato de, apenas o pêlo da barriga das cabras são usados para a produção da pashmina. Já o cashmere aproveita o pêlo em sua totalidade. A trama da pashmina é tão fina que demanda um fio de mais de3 quilômetros (Uauuu!!!) para completar um pequeno xale. São necessários 7 animais para produzir uma única peça. Tornou-se usual chamar por pashmina o xale feito deste material; e que apesar de fino e delicado, é eficiente para aquecer costas, pescoços e braços durante o frio.

Xale: Muito parecido com uma manta, normalmente em forma quadrangular, mas, eventualmente pode comportar outros formatos e em diferentes dimensões. É maior que uma manta propositalmente, para se utilizar envolvendo os ombros e conseqüentemente uma parte mais extensa do corpo. Geralmente é elaborado em tecido quente, como o tricot, a lã ou o crochê, podendo apresentar diversas formas de acabamento, franjas, aplicações ou bordados. Funciona melhor para ocasiões informais, dando um ar retrô à roupas casuais.

Estola: Originalmente era feita de pele de raposa, mas, atualmente, pode ser encontrada em outros materiais como a lã, tecidos pesados como o veludo e, principalmente, em pele sintética. Compõe-se de uma faixa larga, em formato retangular de dimensão não muito grande. É usada apenas em torno dos ombros. Trata-se de uma peça clássica, curinga em eventos mais formais.

Fontes: Diário de Acessórios , O Confessionário, Moda Brasil, Monopólio da Moda,  Wikipédia

Depois deste post esclarecedor, dá para correr para uma loja e “gastar” seu conhecimento fashion e impressionar as amigas…rs.

Bacione,

Paty.

Anúncios

5 comentários em “Para os dias frios

  1. Que legal, Paty! Com essa explicação entendi que tenho no meu guarda roupas: cachecol, lenço, pashimina e echarpe. Adoro esses acessórios… Beijos. Rita Vidal

  2. Oi Paty!! Que lindo seu blog…Parabéns! Totalmente informativo, charmoso e delicado…como vc, é claro!…um grande beijo! Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s